A importância do bom uso de dados no Agronegócio

O Agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, sendo um ramo estratégico que impacta diversos aspectos do País. 

Quando falamos da sua importância, podemos destacar diversos pontos que evidenciam sua relevância econômica e social, como a contribuição com o PIB, geração de empregos, segurança alimentar, entre outros.

São inúmeras as evidências demandas tecnológicas do setor Agro, mas também é possível identificar a forma desigual entre os diferentes setores das principais cadeias produtivas.

Nesse contexto é importante ressaltar que o papel do desenvolvimento científico e tecnológico na oferta de produtos alimentares será cada vez mais crítico para atender às diferentes exigências do consumidor mais preocupado com a saudabilidade, sabor, segurança, sustentabilidade e conveniência dos alimentos que consome. Desta forma, muitos players importantes na indústria se reposicionaram deixando de ser apenas produtores de alimentos, passando a ser fornecedores de nutrição e a saúde.

Nos últimos anos, as demandas do mercado têm provocado mudanças significativas na produção de alimentos e no cenário do Agronegócio brasileiro como um todo. Atualmente, grandes produtores já incorporam soluções tecnológicas com o objetivo de alcançar maior produtividade e sustentabilidade.

Para o ano de 2024, a perspectiva é que os pequenos e médios produtores rurais sigam essa tendência, implementando as novidades inovadoras que surgem para a agricultura e pecuária em suas práticas operacionais, não apenas para sobreviver, mas também para prosperar.

Nós da LaraiaTech preparamos uma prospecção para as empresas do AGRO  e especialmente para vocês e durante a semana do AGRISHOW – nossos recursos - F-Plan lean –  algoritmo especialmente desenvolvido pela equipe da LaraiaTech para a prospecção das tecnologias para 2024, apresentando os algoritmos.

Para este relatório foram considerados:
- 2.973 documentos,
- 1.211 fontes periódicos e livros,
- período 2020 a 2024,
- 9.394 autores.

Veja no gráfico a seguir as tecnologias relevantes para estes estudos e seu posicionamento e maturidade ao longo do período.

A indicação numérica atribuída a cada tecnologia (no gráfico frequência acumulada dos termos chave do autor – eixo X) foi concebida por uso de tabelas de frequências por professores na realização de trabalhos de projeto.

O gráfico mostra quais são as tecnologias emergentes mais atraentes para o futuro setor do Agronegócio e como elas estão se posicionando no ranking deste setor. Essas pesquisas nos indicam que:

1)    Houve um sensível crescimento no período de 2020 a 2024 para todas as 15 tecnologias deste estudo, entre elas:

·      Precision Agriculture (410),

·      Smart Culture (245),

·      Internet off Thing (228),

·      Big Data (206),

·      Climate Change (189),

·      Machine Learning (154),

·       Substantivável Agricultura (122),

·      Smart Farming (119),

·      Food Security (116),

·      Artificial Inteligente (109)

·      Remote Sensing (102)

2)    Para as tecnologias Deep Leraning (94), Digital Agriculture (94), Wireless Sensor Network (78) e Urban Agricultor (69) observamos um expressivo avanço, ou seja ela segue em crescimento porém ela requer observação.

O estudo com as Tendências para 2024 para o Agronegócio foi desenvolvido a partir do algoritmo F-Plan Lean.  

Clique aqui para acessar o relatório “F-Plan Lean: Cenários para o Agronegócio 2024”

Fontes:


ROBUSTEC - EVOLUÇÃO EM MOVIMENTO
https://implementos.robustec.ind.br/blog/tendencias-do-setor-agricola-para-o-ano-de-2024/

CGEE Sustentabilidade e sustentação da produção de alimentos no Brasil
https://www.cgee.org.br/documents/10195/11009696/Consumo_Vol_III_WEB_30032014_10144.pdf/333296c5-0096-46f3-9325-ceb87580c35e?version=1.5

Próximo
Próximo

Dia Internacional da Mulher para as mulheres cientistas