Nossos Produtos

Prospecção tecnológica

F-Plan

O F-Plan é uma ferramenta que combina algoritmos, com uma metodologia própria que realiza o mapeamento de tendências tecnológicas de um segmento ou de um mercado, em âmbito global.

Ele auxilia as organizações, os pesquisadores e os gestores de inovação que lideram projetos que precisam desejam analisar e prospectar o estado da arte, a evolução e as tendências da tecnologia para um determinado tema.

A partir dos resultados do relatório do F-Plan é possível apoiar os gestores em suas tomadas de decisões, tornando-as estratégicas e muito mais rápidas e assertivas.

 
  • O F-Plan conta com algoritmos de machine learning, para processar os dados capturados nas bases de interesse e que, com o input de especialistas, fornecem subsídios prospecção tecnológica em até 8 semanas.

  • O F-Plan foi usado em um estudo profundo sobre a adoção de tecnologias elétricas para os veículos pesados no Brasil, em conjunto com o PROMOB-e, um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério da Economia em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

    Utilizamos toda a nossa tecnologia em Inteligência Artificial para avaliar as tendências das tecnologias de veículos elétricos no Brasil, e verificamos que para os ônibus municipais e metropolitanos, as leis municipais têm um impacto imediato nas tomadas de decisão pró eletrificação da frota, devido ao poder das regras de concessão. Já para os caminhões essa influência demanda mais tempo e outros instrumentos de controle.

 

F-Plan lean

O F-Plan Lean é indicado principalmente quando se deseja realizar uma investigação global e rápida sobre uma determinada tecnologia.

Os resultados ficam prontos em até 4 dias.

Com os dados dos clientes em mãos, utilizamos nossos algoritmos de bibliometrics para processar os dados e elaborar o relatório final.

 
  • Iniciamos com uma reunião de KicK off com a equipe do cliente para alinhamento do tema de interesse, definição do escopo, identicaçao do espaço de busca e levantamento das palavras chave. Em seguida levantamos os dados, caracterizamos e processamos com nossos algoritmos para no final gerar o relatório analítico amigável com gráficos de tendências, tree map amigável com todas as informações necessária sobre a tecnologia, players, países, empresas e posicionamento mundial da tecnologia e com especial data-table para acesso aos links dos documentos originais e todos dos dados considerados nesse estudo.

  • O F-plan Lean é recomendado sempre que se desejar obter subsídios para tomadas de decisões, no investimento em um nova tecnologia, na busca de informações sobre o temas a ser explorados ou para entender o estágio de maturidade de um determinado tema em âmbito mundial sobre quem são os países, pessoas, universidades, empresas e qualquer outro item entidade que deseja obter atualização com precisão e profundidade sobre um determinado tema de interesse para que você possa e ser protagonista das mudanças e inovações que estão por vir no seu negócio.

IP-Strategy

O IP-Strategy tem com objetivo a exploração “inteligente” de bases de patentes (open access).

Produz informações de valor para o planejamento tecnológico naqueles segmentos em que o cliente é, ou pretende ser, um player relevante.

 
  • Trata-se de um processo de mineração de patentes para: avaliação de posicionamento competitivo, busca de anterioridade, freedom to operate e outros.

  • O IP-Strategy é indicado varias aplicações como busca de anterioridade, identificação o status dos estágios das apetente de interesse em aplicadas, concedidas, ativas, inativas, expiradas, pendente, descontinuadas. O relatório contempla uma comparação da evolução temporal, uma visão panorâmica do tema em tabelas e gráficos discriminando os documentos de patente por tipo de patente por tipo e jurisdição, por frequência anual de publicações; um treemap de jurisdições, uma tabela complementar de patentes selecionadas com o link para o texto completoe alguns datatables com filtráveis e “searchables”;

Observatório de Tecnologias

Acompanhar as tendências é um processo fundamental para sua organização.

O nosso Observatório de Tecnologias é uma ferramenta que, em um período pré-determinado, monitora e atualiza o estado da arte do seu segmento (por meio da análise de patentes, publicações científicas e busca na web), garantindo as informações mais quentes sobre as tendências do seu negócio, para que você esteja pronto para tomar as melhores decisões.

 
  • O Observatório Tecnológico funciona como um radar monitorando as bases para rastrear os passos e fontes de informação sobre um determinado tema, ou seja, ele contempla as investigações em bases científicas, em bases de patentes e web. Ele reúne as ferramentas F-Plan Lean somado ao IP-Strategy e as buscas estruturadas na internet. Trata-se de um produto bem completo e com informações sobre o que os especialistas estão investigando, sobre o que as empresas estão protegendo por patentes com o objetivo lançar o produto no mercado e posicionamento do tema na Web: hot vs. Cold.

  • Ele é indicado para empresas, startups, investidores interessados em obter um panorama completo de uma nova tecnologia com perspectiva de investigar o estágio maturidade técnica, mercadológica, de impacto nos negócios e acesso ao mercado. O resultado é a entrega de relatórios e análises contendo seguintes as informações:

    Análises das tendências ao longo do período;

    Mercado global e visão macro;

    As movimentações observadas nos players (provedores, clientes e interinstitucionais);

    A atualização dos relatórios regularmente a partir dos objetivos do projeto / timelines;

T-Plan

Este é um produto descomplicado, rápido, personalizado, e que, indica o momento certo de investir em uma nova tecnologia, definindo o plano de ação em até 10 dias.

O T-Plan é indicado para a realização do planejamento tecnológico e estratégico da organização com a interação dos stakeholders.

 
  • O T-Plan funciona como um planejamento estratégico das tecnologias a serem desenvolvidas. Ele está composto por 4 workshop: o primeiro worshop é dedicado aos direcionadores estratégicos da organização internos e externos. O direcionador interno está relacionado às demandas tecnológicas da organização que podem estar relacionadas ao Planejamento estratégico para os próximos anos, como por exemplo 5 Year Plan ou outros. .. ele pode estar relacionado à qualidade, produtividade ou outras necessidades internas às organização. Já o direcionado externo está relacionado às demandas dos cliente ou de instituições como governo, legislações etc. O segundo workshop é dedicada ao Produto a ser desenvolvido para atender à demanda do mercado tanto interna como externa e suas características. A tecnologia a ser desenvolvida para definir o produto vem na terceira canada. A quarta e última camada é dedicada aos recursos necessários para o desenvolvimento da tecnologia. No final dos trabalhos entregamos um roadmap tecnológico para a organização e um roteiro de 5W 2H de modo que ele possa realizar o plano de ação e definir quais são as tecnologias a serem desenvolvidas a dada período de tempo a ser validado em um Comitê Gestor a ser definido..

  • O T-plan é um mapeamento tecnológico que tem um olhar voltado para a organização, ele considerando o conhecimento técnico já existente na organização. Ele é indicado para realizar o planeamento estratégico do portfólio das tecnologias de modo que as definições sobre quais tecnologias do portfóio de novos projetos seja construído com a participação de todos os membros da organização de forma estruturada e alinhada com o planejamento estratégico estabelecido e não em reuniçao de bran storming aleatoriamente. Esse processo envolve área estratégica, financeira, produtiva, PD&I, qualidade, RH.

    Sua Acompanha todos documentos levantados, relatório completo e roadmap.

A-Plan

Trata-se de um planejamento tecnológico analítico, que combina método Delphi e matriz de decisão.

É indicado quando se deseja um melhor características de desempenho de algum produto ou processo essencial para o cliente.

 
  • Trata-se de um planejamento tecnológico analítico. É indicado quando se deseja melhorar o desempenho das características de do produto como peso, tamanho, entre outros. Essa produto é acompanhado de relatório completo, todos os documentos levantados e contempla a entrega de um TRM – Tecnology Road Map que mostra o avanço da tecnologia ao longo dos anos. Essa metodologia congrega uma series de metodologias combinadas como análise

    Morfológica, pesquisa Delhi, matriz de decisão, entrevistas com especialistas e predição tecnológica ao longo do tempo

  • Ele indicado quando se deseja realizar o desenvolvimento tecnológico na medida em que o avanço da tecnologia vai sendo realizado ou seja inovação na medida da necessidade mas sempre apoiado pelo roadmap. Ele também é capaz de demonstrar o avanço da tecnologia ao longo do tempo, desde a versão mais atual até aquela mais futurista...

Soluções on-demand

Análises preditivas

Há variáveis do cliente que se monitoradas e combinadas por feature engineering e machine learning podem prever se o cliente está sendo fidelizado ou pronto para evadir.

Conte com a LaraiaTech para desenvolver a melhor solução para você. Entre em contato para que nossa equipe de especialistas possa analisar o seu caso específico.

 
  • O produto funciona por meio de dados, análises, estatísticas e geração de relatórios. Entregamos também a IGU - Interface Gráfica do Usuário para que o usuário ele possa simular as melhores combinações e planejar de forma rápida, objetiva e com subsídios robusto tomar as melhores decisões.

    Na área da Educação os processos de análise preditivas evitam que os alunos abandonem a faculdade pois preventivamente a universidade tem subsídios para atuar no aluno antes mesmo que o ele tome a decisão de abandonar o ensino superior. Acesse o link para navegar na ferramenta: https://youtu.be/oi9I2eV7KKs

  • É aplicado em qualquer tipo de negócio. Na indústria, por exemplo: evita que:

    peças e produtos sejam gerados com defeitos e outros problemas de qualidade,

    evitam ocorrência de acidentes inesperados ocorram na fábrica,

    promove maior rendimento para os equipamentos pela manutenção preditiva,

    perda de produtividade por paradas de máquinas não planejadas, e

    Na área da Educação agiliza os processos de tomada de decisões preventivamente, evitando que os alunos abandoem a faculdade com ações efetivas.

Seção 3

[…]