Observatório Tecnológico & Políticas Públicas de Ciência

Você sabia que há Instrumentos de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para suportar as ações do Observatório Tecnológico?

Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) são cada vez mais importantes para o avanço da sociedade e das relações humanas.  A formulação de políticas eficazes de CTI é fundamental para enfrentar os grandes desafios futuros a fim de alcançar a Agenda 2030, entre eles a conservação de água doce (ODS 6), a construção de infraestrutura resiliente, a promoção da industrialização inclusiva e sustentável e o fomento da inovação (ODS 9), além do e o combate às mudanças climáticas (ODS 13). Estas —como todas as políticas— precisam de instrumentos para serem eficazes, como leis, concessões competitivas e subsídios públicos.

A falta de informações precisas, indicadores adequados e capacidade para analisar e monitorar políticas e instrumentos é um grande desafio para o desenvolvimento para os países. O monitoramento de Instrumentos de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação visa preencher essa lacuna de informações, fornecendo informações importantes sobre órgãos reguladores de CTI, estruturas legais, instrumentos de política e uma série de indicadores de longo prazo para análise de políticas baseadas em evidências, estudos de projeto e prospectiva.

Há uma grande gargalho no Brasil e no mundo quando o assunto é este tema: é identificar desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de programas e políticas nessas áreas. O Observatório Tecnológico possibilita que os tomadores de decisão estejam atentos às políticas públicas e tenham a oportunidade de observar o alinhamento dessas políticas com o desenvolvimento de cada organização, cruzando estas variáveis para obter o melhor resultado, expresso em decisões conscientes e eficientes.

A inteligência de antecipação pautará a estrutura organizacional no alinhamento das diretrizes governamentais e o observatório de tecnologias da empresa. Ela promoverá o melhor desempenho do portfólio e dos estudos, considerando a prospecção como elemento importante para avaliação e o monitoramento dos processos na empresa, uma vez que o escopo é ter o domínio dos temas portadores de futuro e suas aplicações e implicações na estrutura do portfólio de projetos da empresa.

Esses condicionamentos fornecerão as bases para o desenvolvimento de um ciclo de inteligência e sua trilha de observação, com base na elaboração de estratégias antecipatórias, capazes de detectar as necessidades, os possíveis gargalos, apoio das políticas governamentais  e as possibilidades de cooperação.

O Observatório de Tecnologias e as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) serão tema da nossa próxima live, que será realizada em 05/04, às 18hs, e que contará com a presença do analista Carlos Ariel Baez, do Parque Tecnológico Itaipu  Você não pode perder!

Anterior
Anterior

Patentes para as Máquinas!!!!

Próximo
Próximo

Observatório Tecnológico e tendências de mercado em tecnologia: entenda por que e como acompanhar