Saiba como surfar nas ondas da inovação sem ser surpreendido por elas!!!

"Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo".
(Joel Barker
)

Essa frase resume bem o que estamos vivendo hoje, ou seja, uma busca desenfreada pela sobrevivência dos negócios. Ela se resume em soluções novas que sejam melhores, mais rápidas, mais eficientes e relação custo v.s benefício positivo. Estamos diante de um cenário onde a novas tecnologias são desejadas e aceitas desde que resultem em um ganho que poderá ser financeiro, performance, funcional ou até mesmo estético. A esse processo damos o nome de Inovação.

Segundo o Manual de Oslo, a Inovação diferencia-se da Invenção pelo seu contexto, pois a Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo que ainda não existente, sendo este um requisito para patenteabilidade. Nesse caso não há exigência de que o produto ou processo seja viável economicamente. Já a Inovação surge com o desenvolvimento incremental, caracterizado como melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio.

Nesse contexto o grande esforço das organizações está em saber responder as seguintes questões:

1.       Quais são as tecnologias emergentes que devo considerar para o meu negócio?

2.       Em um pacote de opções tecnológicas qual deles eu devo considerar?

3.       Como tomar a melhor decisão sobre uma determinada demanda tecnológica?

4.       Vamos fazer um “Face lift” nos produtos / processos que temos atualmente ou vamos partir para uma solução mais disruptiva?

5.       Quais garantias eu tenho de que essa nova tecnologia vai resolver as minhas demandas reais?

A curva “S” na Figura 1 a seguir explica de uma maneira técnica como acontece o movimento das inovações em tecnologia.

Ela demonstra como se dá o surgimento de uma nova tecnologia, ela provoca uma riscos e turbulência no sistema, passa por testes, aperfeiçoamento, seguindo com a sua maturação e a sua como última fase, que é a decadência, ou seja, esse processo pode chegar até a extinção da tecnologia anterior. Há vários exemplos que evidenciam esse processo e que todos nós já conhecimentos como a máquina fotográfica Kodak, o CD, IPod para ouvir músicas entre outros.

Uma tecnologia torna-se emergente quando ela apresenta uma melhoria para suprir uma necessidade ou uma falha em um processo ou produto que já existe. Nesta etapa, ela ainda tem um desempenho baixo, mas ao longo do tempo vai conquistando o seu espaço no mercado. Assim ela se torna a tecnologia dominante, ou seja, ela torna-se a Chave tecnológica do momento.

Assim, ela começa a mostrar que é capaz de resolver a necessidade, popularizando-se e se tornando básica, ou seja, sendo amplamente reconhecida e aplicada no mercado, tornando-se referência.   Porém, com o passar do tempo, novas necessidades e falhas começam a aparecer neste processo, produto ou serviço. Em paralelo a isso surge uma nova onda de inovação, para suprir estas necessidades e ciclo recomeça. 

Slide1.PNG

Diante deste cenário fica evidente a necessidade de investigar periodicamente o que está surgindo de novo e que pode impactar o negócio. Nesse processo, o tempo é uma dimensão fundamental. Ele se caracteriza em curto, médio e longo prazo, que significam respectivamente: “onde estamos”, “como chegaremos lá” e “aonde queremos chegar”.

Esse desdobramento impacta as 3 camadas vitais da organização:

1ª) Mercado e Negócios;

2ª) Produtos e processos;

3ª) Tecnologia e Recursos.

Veja a figura a seguir, que demonstra as ocorrências em cada fase de tempo e as perguntas fundamentais que devem estar incomodando você nesse momento.

Slide2.PNG

Com metodologias, ferramentas e recursos para processamento de dados é possível sim obter subsídios com precisão e assertividade para monitorar, prospectar, planejar e implementar novas tecnologias que impactam o seu negócio no momento certo fazendo de você o protagonista do processo de inovação.

Desenvolver essas metodologias e ferramentas é o core da LaraiaTech. E mais do que criar algoritmos e recursos para processamento de dados, nossa missão é auxiliar as empresas para que elas conheçam os cenários futuros dos seus mercados e consigam assim tomar as melhores decisões para orientar sobre quais caminhos os seus processos de inovação devem seguir.

Para compartilhar esse conhecimento e mostrar na prática como atuamos, iremos realizar um evento em novembro de 2021, com foco nos Processos de Captura de Informações para Prospecção Tecnológica. Esta será uma grande oportunidade de conhecer uma maneira de ser mais assertivo e preciso nas buscas de publicações científicas e patentes, otimizando o tempo para construir o seu cenário de tecnologias para o futuro. Fique de olho nos nossos canais de comunicação para saber mais detalhes.

 Compartilhar esse conhecimento e mostrar na prática como trabalhar com prospecção tecnológica e propriedade intelectual será o foco de um evento que iremos realizar em novembro de 2021, com foco em Processos de Busca para Inovação, uma grande oportunidade de ser mais assertivo e otimizar o tempo nas investigações de publicações científicas e patentes para construir o seu cenário de tecnologias par o futuro. Fique de olho nos nossos canais de comunicação.

Anterior
Anterior

Tenha o mais inovador Dia Nacional da Inovação!

Próximo
Próximo

Lilian Laraia: Quantas mulheres cientistas inovadoras você consegue citar de cabeça?